quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mulheres como Jolie devem retirar também os ovários para prevenir câncer

Mulheres como Jolie devem retirar também os ovários para prevenir câncer
5

Tatiana Pronin e Cármen Guaresemin
Do UOL, em São Paulo





A atriz Angelina Jolie, 37 anos, espera que a divulgação da cirurgia para retirada dos seios (mastectomia) realizada por ela para prevenir o câncer de mama ajude outras mulheres a terem consciência sobre a doença. Ela perdeu a mãe cedo e herdou a mutação no gene BRCA1, que aumenta o risco de desenvolver um tumor na mama em cerca de 60% (ou em até 87%, como mencionado pelo médico da atriz). Para mulheres com essa mutação, no entanto, a indicação é retirar, também, os ovários.

Segundo o médico José Roberto Silassi, coordenador do serviço de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), a mutação no BRCA1 aumenta em cerca de 40% o risco de desenvolver câncer de ovário. Esse tipo de tumor é muito mais difícil de ser diagnosticado em estágio inicial e, pior, tem uma mortalidade de 60 a 70%, bem maior que a do câncer de mama, que se identificado logo no início tem um índice de mortalidade que se aproxima de zero.
 A mastectomia preventiva, como a feita por Angelina Jolie, que preserva os mamilos, pode reduzir em até 95% o risco de ter o câncer de mama, segundo Silassi. Ele explica que a garantia não é de 100% porque é possível que um tumor se desenvolva nos ductos mamários ( que se liga aos mamilos), ou mesmo em algum resquício de tecido mamário (nenhuma cirurgia consegue eliminar tudo).
 Mas como a proteção é alta, não se justifica sacrificar os seios inteiros. A colocação de prótese pode ser feita assim que as mamas são retiradas. No caso da atriz, foi feito em etapas, como ela própria descreveu

Nenhum comentário:

Postar um comentário