quinta-feira, 23 de maio de 2013

O "Programa Simplesmente Mulher" homenageia a educadora Maria Eulália Cantalice no seu Centenário



                                                          Profª. Maria Eulália Centanária 





Orgulho para todos os guarabirense, a educadora Maria Eulália Cantalice, completa nesta quinta-feira (23), 100 anos de vida, dos quais a maior parte vem sendo dedicada à educação. Ela nasceu no dia 23 de Maio de 1913, na cidade de Guarabira, e casou aos 30 anos com o escrivão Felinto Cavalcante, de saudosa memória.

Dona Maria Eulália Cantalice, foi proprietária da antiga Escola da Santa Terezinha, durante 35 anos e responsável pela educação de diversas gerações de pessoas de Guarabira e região. Ela ensinou português durante 43 anos.

Homenageada por diversas vezes, em reconhecimento ao seu trabalho, Dona Maria Eulália teve o seu nome dado a uma escola municipal de Guarabira e recebeu a outorga da Medalha Mérito Professor Darcy Ribeiro, da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. Além disso, ela vem sendo sempre lembrada nos desfiles cívicos da sua terra natal.


Atualmente a educadora reside no Centro da cidade de Guarabira e apesar dos problemas de saúde, ainda trabalha na secretaria de uma das escolas da qual foi professora fundadora.


Nesta quinta-feira (23) será realizada uma solenidade comemorativa do Centenário do Nascimento da Professora Maria Eulália Cantalice. A homenagem está marcada para as 16:00h e acontecerá no CIEEC (Centro Integrado de Educação, Esportes e Cultura, localizado na Avenida Sabiniano Maia,nº1155, Bairro Novo, Guarabira-PB.

A iniciativa é do Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, do Presidente da Câmara Municipal, Casa Osório de Aquino, Vereador Lucas Porpino e do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Deuputado Ricardo Marcelo.



Fonte de pesquisa: Livro Educação e Educadoras na Paraíba do Século XX, Políticas, leituras e representações – Volume 2. Organizadores: Charliton José dos Santos Machado e Maria Lúcia da Silva Nunes. Editora Universitária UFPB.





Da redação: Maria Helena Araújo/Jornalista/Apresentadora do Programa Simplesmente Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário