Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, descobriram que 20 minutos de ioga desencadeia melhorias imediatas no funcionamento do cérebro.
A pesquisa indica que uma única sessão de meditação melhorou o tempo de reação e a precisão dos participantes em testes de função cognitiva.
Os resultados aparecem na Journal of Physical Activity and Health.
Ioga é uma antiga ciência Indiana e modo de vida que inclui não apenas os movimentos físicos e posturas, mas também regulação da respiração e meditação.
Os participantes que receberam a intervenção da ioga passaram por uma sessão de 20 minutos com diferentes posições, sentados, em pé e em posturas de ioga. A sessão terminou com uma postura de meditação e respiração profunda.
Os voluntários também completaram uma sessão de exercício aeróbio onde andaram ou correram em uma esteira por 20 minutos. Cada exercício trabalhado em uma velocidade adequada com o objetivo de manter de 60 a 70% de sua frequência cardíaca máxima durante a sessão de exercício.
A líder da pesquisa Neha Gothe e seus colegas ficaram surpresos ao ver que os participantes mostraram mais melhorias em seus tempos de reação e precisão em tarefas cognitivas após a prática de ioga em comparação com a sessão de exercício aeróbico.
"Parece que após a prática de ioga, os participantes eram mais capazes de concentrar seus recursos mentais, processar informações rapidamente e com mais precisão e também aprender, manter e atualizar informação de forma mais eficaz do que após a realização de uma sessão de exercícios", afirma Gothe.
De acordo com Gothe, muitos fatores podem explicar os resultados. "O autoconhecimento avançado que vem com exercícios de meditação é apenas um dos mecanismos possíveis. Além disso, exercícios de meditação e respiração são conhecidos por reduzir a ansiedade e o stress, o que pode melhorar a pontuação em alguns testes cognitivos", observa.
"Nós só examinamos os efeitos de uma sessão de 20 minutos de ioga e exercícios aeróbicos entre estudantes do sexo feminino. No entanto, este estudo é extremamente oportuno e os resultados vão permitir aos investigadores de ioga projetar suas intervenções no futuro. Vemos resultados promissores similares entre adultos mais velhos também", conclui o pesquisador Edward McAuley.
da redação: Maria Helena Araújo/jornalista/fonte Net Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário