O Programa Estação Saúde, desta sexta-feira, irá falar sobre a importância da prática do Pilates no combate a osteoporose.
A expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas esta possibilidade de viver mais anos, tem sido acompanhada por uma epidemia silenciosa, que pode atingir proporções alarmantes nas próximas décadas.
Estamos falando da osteoporose, doença que enfraquece a massa óssea, deixando-a tão vulnerável, que os portadores, ao menor descuido, queda, ou pancada, podem sofrer uma fratura grave, incapacitando-os, ou levando a óbito.
Segundo a IOF- Fundação Internacional de Osteoporose, a nível mundial, a cada segundo, mais de vinte mil pessoas sofrem fraturas de repetição, em decorrência da descalcificação óssea.
Por isso mesmo foi lançada uma campanha mundial com o objetivo de combater a patologia e evitar as fraturas de repetição, sendo a do fêmur, a mais complicada.
As mulheres, devido aos problemas hormonais, são mais suscetíveis a osteoporose, é tanto que uma em cada três mulheres, acima de 50 anos, são atingidas pela doença, embora muitas ainda não tenham consciência, dai a importância de exames específicos e da prática de atividades que fortaleçam a parte óssea.
Amanhã, o Estação Saúde recebe a Dra. Josiane Virgínio Nunes, fisioterapeuta e instrutora de Pilates, que irá explicar como a prática desta técnica, aumenta a massa óssea e é uma forte aliada no combate a osteoporose.
da redação Maria Helena Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário