A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, lançou nesta quinta-feira (12), em Londrina, norte do Paraná, a campanha de prevenção do cancer de cólo de útero. O lançamento aconteceu no Encontro Mulher de Atitude Londrina, que reuniu lideranças femininas dos 96 municípios da macrorregional norte, das regionais de saúde de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
O Encontro Mulher de Atitude teve sua primeira edição no Dia Internacional da Mulher 8 de março, que reuniu em Curitiba cerca de 800 pessoas entre prefeitas, primeiras damas, vereadoras e lideranças femininas dos 399 municípios. A superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, explicou que a realização desses encontros é uma conquista da comissáo de saúde da mulher do Conselho Estadual de Saude que tem uma luta histórica pela melhoria das condições de saúde da mulher.
Para a secretária da Mulher de Londrina, Sônia Medeiros, reunir mais de 400 mulheres em um evento macrorregional para falar de prevenção é a realização de um sonho. "Historicamente temos falado da necessidade da transversalidade de ações para promover a saúde integral da mulher e aqui vemos parcerias concretas com esse objetivo. Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa e nos colocamos à disposição para ampliar essa parceria".
Em 2012, o Paraná registrou 270 mortes de mulheres por câncer de colo de útero. Segundo Márcia Huçulak, o que mais incomoda nesse número é que seriam mortes completamente evitáveis, pois o Paraná oferece exames preventivos gratuitos em todos os municípios, o que garante a detecção precoce e a cura das mulheres. No entanto, pesquisa desenvolvida pela secretaria mostra que 25% das mulheres em idade fértil nunca havia feito um preventivo.
"O Estado garante o kit de exames preventivos do câncer de colo de útero a todas unidades de saúde, assim como a realização dos exames, não há cotas, e nem limitação para o tratamento quando necessário", destacou a superintendente.
da redação Maria Helena Araújo/jornalista/fonte R7 Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário