segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Médicos orientam população sobre doenças vasculares em parque de SP neste domingo


Lesões causadas pelo diabetes nos pés e as doenças vasculares, como varizes, carótidas, trombose venosa, farão parte das apresentações e orientações Thinkstock

Neste domingo (24), profissionais vasculares orientarão o público, gratuitamente, sobre as diversas enfermidades vasculares. O evento, promovido pela SBACV- SP (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular regional São Paulo), acontece entre 10h e 14h no Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. Haverá exercícios de alongamento e caminhada.

Lesões causadas pelo diabetes nos pés e as doenças vasculares, como varizes, carótidas, trombose venosa, doença arterial obstrutiva dos membros e aneurismas farão parte das apresentações e orientações.

De acordo com o presidente da SBACV-SP, Adnan Neser, as principais causas das doenças vasculares são: sedentarismo, má alimentação, obesidade, cigarro, pressão alta e estresse do dia a dia.

— Das doenças vasculares, as varizes são as mais comuns. Estima-se que elas atingem cerca de 30% dos homens e 70% mulheres, em decorrência de fatores constitucionais e hormonais.




Já a doença que aumenta cada vez mais é a arterial periférica, conhecida como má circulação. A prevalência é atingir de 3 a 5% da população depois dos 50 anos e de 500 a mil pessoas, por ano, por milhão de habitante.




Tudo isso aponta para algo alarmante: a isquemia de membros (amputação), em torno de 120 a 500 casos por milhão de habitantes, dependendo da região – Consenso Mundial. Além dessas duas doenças, a rotura do aneurisma de aorta é uma das 10 maiores causas de morte em indivíduos com mais de 50 anos de idade. São estimadas 1000 mortes por ano somente na Inglaterra devido à rotura de aneurismas.



da redação Maria Helena Araújo/jornalista/ fonte R7 Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário