Rio de Janeiro, 3 dez (EFE).- O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira que aprovou um crédito de R$ 804 milhões para que a multinacional Novartis produza no país componentes da Bexsero, uma inovadora vacina contra a meningite B recentemente desenvolvida.
O empréstimo aprovado está destinado à construção de uma fábrica de biotecnologia na qual a Novartis Biociências, subsidiária da multinacional no Brasil, produzirá três dos quatro tipos de proteínas usados na fórmula da vacina.
"Trata-se da primeira vacina no mundo contra meningite B a ser produzida a partir de uma tecnologia pioneira na qual o remédio é fabricado com base em informação genética", informou o BNDES em comunicado.
As proteínas são produzidas em células da Escherichia coli por meio de tecnologias genéticas. A Bexsero está composta por quatro antígenos, três dos quais serão produzidos na fábrica que a Novartis construirá em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
Os antígenos serão exportados à Itália, onde a multinacional produz a vacina, que começou a ser distribuída este ano na Europa e é considerada a mais segura e eficaz até agora desenvolvida contra a doença.
"A tecnologia para os processos produtivos dos antígenos fabricados no Brasil será transferida por uma unidade da Novartis na Áustria. O projeto contribuirá para a inserção do Brasil na rota tecnológica da biotecnologia", completou o BNDES. EFE cm/rsd
da redação Maria Helena Araújo/jornalista/fonte R7 Saúde
da redação Maria Helena Araújo/jornalista/fonte R7 Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário