Você
fica mais feliz depois de comprar um celular novo ou quando consegue ir
a um restaurante bacana ou para a praia? Um estudo sugere que as
pessoas sentem mais gratidão após vivenciar experiências do que depois
de comprar algo.
A conclusão é de psicólogos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e foi publicada na revista científica Emotion.
A
primeira parte da pesquisa contou com 95 pessoas entrevistas pela
internet. Do total, 63% relataram gratidão após comprar viagens,
passeios ou jantares, enquanto 37% apresentaram a sensação depois de
adquirir móveis ou roupas. Em um segundo teste semelhante, com outras
300 pessoas, a tendência se repetiu.
A terceira parte do estudo
consistiu na análise de 1.200 comentários publicados em sites de compras
on-line. Mais uma vez, a sensação esteve mais presente nas opiniões
sobre hotéis e restaurantes do que nas revisões de bens materiais.
Os
pesquisadores ainda perceberam que a gratidão após vivenciar
experiências afetou o comportamento dos consumidores. Nos testes
aplicados, eles demonstraram mais generosidade em relação aos outros
depois do investimento. Ou seja: quando você faz uma viagem bacana, quem
convive com você também é afetado positivamente.
Maria Helena Araújo/jornalista/fonte UOL Ciência e Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário